O futebol de: ROBERTO DAMATA
04/12/2011 22:29
O futebol de: ROBERTO DAMATA
O futebol foi inventado na Inglaterra, más o Brasileiro o compara com feijoada e mulata.
O estranho jogo que produz ganhadores e perdedores, antigamente havia grande rivalidade entre times, os perdedores não aceitavam a derrota, muitas honras eram lavadas e seladas num jogo de vida e morte.
Hoje a relação entre povo e futebol é profunda e produtiva, com o futebol pode-se acreditar mais no Brasil torna-se fonte comovente de amor á pátria se transforma e torna-se mais confiante na capacidade de poder mudar.
O futebol é uma indústria produzida por profissionais, embora tenha que se pagar para assistir a uma partida de futebol, é uma indústria que produz cultura, emoções, mitos, fantasias e sentimentos, é um espetáculo, onde o palco é a arena, neste momento esquecemos as raças, as classes sociais e o individualismo.
Qual é o significado do esporte para o mundo? Refletir sobre o esporte e procurar compreender uma esfera de atividades dotadas de uma aura paradoxal, marcadas por regras, gestos, valores, objetos e vestimentas.
Estas arenas com uniformes e equipamentos especiais, próprias de cada competição, transformam pessoas comuns, submetidas ás leis que regem a cidadania e a posição econômica em geral.
Podemos escolher o clube o time e o herói esportivo para torcer provocando o igualitarismo ajudando na socialização.
O corpo é muito importante para os que praticam esporte, nos campos fé futebol, na piscina ou nas pistas, o corpo saudável e hibrido, refletem emoção e beleza, muito diferente daqueles que trabalham na indústria, e moram em favelas.
O esporte mostra que tanto o corpo, alma e o coração marcham lado a lado e o que conduz á mais profunda comoção estética.
O futebol do Brasil jogado com os pés, e com tal dificuldade, controle e imprecisão, o jogador tem que correr rente ao chão neutralizando a altura e o grau de robustez física dos jogadores, diferente do foot-boll Americano jogado com as mãos, com muito mais precisão.
Deste modo fala-se do futebol brasileiro esperto e malandro, aquele que sabe viver e tira vantagem de tudo, aquele que tem jogo de cintura, é capaz de dar nó em pingo d’água.
Resumo: Elenir.